10 costumes do motorista que acabam mais rápido com o carro
1º Andar com combustível na reserva
Isso queima a bomba de combustível por
superaquecimento. A bomba fica alojada dentro do tanque. Um dos motivos
disso é para que o próprio combustível retire o excesso de calor gerado
pelo motor elétrico que está dentro da bomba. Se você costuma andar com o
combustível na reserva, essa troca de calor não ocorre e
superaquecimentos frequentes acabam diminuindo a vida útil da bomba.
2º Passar em lombadas ou valetas na diagonal
Este hábito provoca torção da
carroceria do veículo. Estas torções podem causar o rompimento de pontos
de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados.
Acabamentos internos de plástico também são vitimas das torções,
“ganhando” rangidos indesejáveis. As lombadas, também conhecidas como
quebra molas, fazem por merecer o apelido. Desviar delas é perigoso.
Para não ter aborrecimentos, passe em baixa velocidade, de preferência
perpendicularmente. Carros muito confortáveis, de certa forma, mascaram
os efeitos nocivos das lombadas e dos buracos, você não sente, mas os
amortecedores, molas, terminais de direção, pivôs pagam a conta,
principalmente se seu carro for blindado. Afinal os 200 kg da blindagem
seriam o mesmo que carregar três pessoas com você diariamente.
3º Encostar as rodas na guia
Você acaba causando um pequeno dano no
rolamento que, pelo fato detrabalhar com altas rotações, vai gerar ruído
e até um possível travamento.
4º Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia
Isso sobrecarrega o sistema de direção
hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo
hidráulico. Procure girar o volante sempre com o veículo em movimento.
5º Descansar o pé na embreagem
Esse costume diminui a vida útil do
sistema. Todo mundo está cansado de saber disso, mas acontece de forma
inconsciente e esse tipo de reparo é mais comum do que se imagina. Se
você tem este vício, cole um adesivo no meio do volante para lembrá-lo
de que pode estar com pé no lugar errado. Assim como descansar o pé
sobre o pedal, segurar o carro em uma subida, utilizando a embreagem,
também reduz em 50% a vida útil das peças que compõem o sistema.
6º Passar em áreas alagadas
Isso diminui a vida útil dos rolamentos
das rodas e dos esticadores de correia, principalmente de veículos mais
velhos, que possuem vedadores dos rolamentos danificados pelo tempo ou
por uso. A água penetra dentro do rolamento e, no médio prazo, enferruja
os componentes internos, gerando ruído. Fuja de áreas alagadas: o
sistema elétrico do seu carro também agradece.
7º Descer a serra desengrenado
Este ato superaquece os freios e, além
de promover um desgaste acentuado nas pastilhas, pode gerar o
empenamento dos discos de freio quando em contato com água Descer a
serra com o câmbio engatado, além de economizar combustível, é mais
seguro.
8º Dar arrancadas e reduzidas intensas
O motor do carro fica apoiado sobre
coxins, são elementos que têm a função de absorver os movimentos e
vibrações do propulsor. Quando você provoca uma arrancada forte, não
percebe, mas acaba por danificá-los.
9º Usar óleo vencido
Perder a data da troca do óleo diminui a
vida útil do motor. É muito comum os motoristas argumentarem que, por
exemplo, passou apenas 1.000 km da quilometragem prevista. Imagine seu
motor girando 3.000 rotações por minuto com o óleo vencido. Muitos
reclamam que tiveram que retificar seus motores muito cedo: uma das
causas é a falta de atenção com o controle das trocas. Procure a
especificação certa e a quilometragem de troca no manual do
proprietário.
10º Andar com o carro desalinhado
Além de diminuir a vida útil dos pneus,
um carro desalinhado exige muito mais esforço das peças da suspensão
dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra
estabilizadora. Quando o veículo possui direção hidráulica, problemas
como excesso de convergência acabam sendo notados apenas quando você já
perdeu os dois pneus dianteiros. É mais barato fazer um alinhamento a
cada 10.000 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário