eslaid

quarta-feira, 23 de julho de 2014

27 FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO

Diz o dito popular que uma imagem vale mais que mil palavras.

Em determinadas ocasiões vale muito mais. Às vezes, uma simples fotografia pode mudar o mundo, fazer tremer a toda uma sociedade e alterar o curso da história da humanidade.
 Aqui estão 27 destas fotos espetaculares e no final deste artigo, uma surpreendente e não menos espetacular menção honrosa.
Confira!

1 - A imagem de Che
A famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como "Guerrilheiro Heróico", onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em 5 de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos num enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois.O Instituto de Arte de Maryland - EUA denominou-a "A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX". É, sem sombra de dúvidas, a imagem mais reproduzida de toda a história expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas suas interpretações, (segue sendo um ícone para a juventude não filiada às tendências políticas principais).

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO2 - A agonia de Omayra
Omayra Sanchez foi uma menina vítima do vulcão Nevado do Ruiz durante a erupção que arrasou o povoado de Armero, Colômbia em 1985. Omayra ficou 3 dias jogada sobre o lodo, água e restos de sua própria casa e presa aos corpos dos próprios pais. Quando os paramédicos de parcos recursos tentaram ajudá-la, comprovaram que era impossível, já que para tirá-la precisavam amputar-lhe as pernas, e a falta de um especialista para tal cirurgia resultaria na morte da menina. Omayra mostrou-se forte até o último momento de sua vida, segundo os paramédicos e jornalistas que a rodeavam. Durante os três dias, manteve-se pensando somente em voltar ao colégio e a seus exames e a convivência com seus amigos.O fotógrafo Frank Fournier, fez uma foto de Omayra que deu a volta ao mundo e originou uma controvérsia a respeito da indiferença do Governo Colombiano com respeito às vítimas de catástrofes. A fotografia foi publicada meses após o falecimento da garota.Muitos vêem nesta imagem de 1985 o começo do que hoje chamamos Globalização, pois sua agonia foi vivenciada em tempo real pelas câmaras de televisão de todo o mundo.


FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO3 - A menina do Vietnã
Em 8 de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali encontrava-se Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registou a famosa imagem.Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele.Qualquer um que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças.Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com 2 filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO.

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO4 - Execução em Saigon
"O coronel assassinou o preso; mas e eu... assassinei o coronel com minha câmara?" - Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra, autor desta foto que mostra o assassinato, em 1 de fevereiro de 1968, por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong.Adams, correspondente em 13 guerras, obteve por esta fotografia um prêmio Pulitzer; mas ficou tão emocionalmente tocado com ela que converteu-se em fotógrafo paisagístico.

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO5 - A menina Afegã
Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos pelo fotógrafo Steve McCurry, em junho de 1984. Foi no acampamento de refugiados Nasir Bagh do Paquistão durante a guerra contra a invasão soviética. Sua foto foi publicada na capa da National Geographic em junho de 1985 e, devido a seu expressivo rosto de olhos verdes, a capa converteu-se numa das mais famosas da revista e do mundo.No entanto, naquele tempo ninguém sabia o nome da garota. O mesmo homem que a fotografou realizou uma busca à jovem que durou exatos 17 anos. Em janeiro de 2002, encontrou a menina, já uma mulher de 30 anos e pôde saber seu nome. Sharbat Gula vive numa aldeia remota do Afeganistão, é uma mulher tradicional pastún, casada e mãe de três filhos. Ela regressou ao Afeganistão em 1992.

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO6 - O beijo do Hotel de Ville
Esta bela foto, que data de 1950, é considerada como a mais vendida da história. Isto devido à intrigante história com a que foi descrita durante muitos anos: segundo contava-se, esta foto foi tirada fortuitamente por Robert Doisneau enquanto encontrava-se sentado tomando um café. O fotógrafo acionava regularmente sua câmara entre as pessoas que passavam e captou esta imagem de amantes beijando-se com paixão enquanto caminhavam no meio da multidão.Esta foi a história que se conheceu durante muitos anos até 1992, quando dois impostores se fizessem passar pelo casal protagonista desta foto. No entanto o Sr. Doisneau indignado pela falsa declaração, revelaria a história original declarando assim aquela lenda: a fotografia não tinha sido tirada a esmo, senão que tratava-se de dois transeuntes que pediu que posassem para sua lente, lhes enviando uma cópia da foto como agradecimento. 55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares.

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO7 - O beijo da Time Square
O Beijo de despedida a Guerra foi feita por Victor Jorgensen na Times Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se. A fotografia, grande ícone, é considerada uma analogia da excitação e paixão que significa regressar a casa depois de passar uma longa temporada fora, como também a alegria experimentada ao término de uma guerra.

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO8 - O homem do tanque de Tiananmen
Também conhecido como o "Rebelde Desconhecido", esta foi a alcunha que foi atribuido a um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser gravado e fotografado em pé em frente a uma linha de vários tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen de 1989 na República Popular Chinesa. A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa de centenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpôs se a duas linhas de tanques que tentavam avançar. No ocidente as imagens do rebelde foram apresentadas como um símbolo do movimento democrático Chinês: um jovem arriscando a vida para opor-se a um esquadrão militar. Na China, a imagem foi usada pelo governo como símbolo do cuidado dos soldados do Exército Popular de Libertação para proteger o povo chinês: apesar das ordens de avançar, o condutor do tanque recusou fazê-lo se isso implicava causar algum dano a um cidadão(hã hã).

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO9 - Protesto silencioso
Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que sacrificou-se até a morte numa rua super movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista em seu país. Após sua morte, seu corpo foi cremado conforme à tradição budista. Daí você poderia perguntar: - "Existiria mais alguma coisa para cremar?" Hum hum... durante a cremação seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo e seu coração foi transladado aos cuidados do Banco de Reserva do Vietnã como relíquia.


FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO10 - The Falling Man
The Falling Man é o título de uma fotografia tirada por Richard Drew durante os atentados do 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas do WTC. Na imagem pode-se ver um homem atirando-se de uma das torres. A publicação do documento pouco depois dos atentados irritou a certos setores da opinião pública norte-americana. Ato seguido, a maioria dos meios de comunicação se auto-censurou, preferindo mostrar unicamente fotografias de atos de heroísmo e sacrifício. Ah sim... mas eles passaram exaustivamente na TV a morte de Saddam...

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO11 - Triunfo dos Aliados
Esta fotografia do triunfo dos aliados na segunda guerra, onde um soldado Russo agita a bandeira soviética no alto de um prédio, demorou a ser publicada pois as autoridades Russas quiseram modificá-la. A bandeira era na verdade uma toalha de mesa vermelha e o soldado aparecia com dois relógios no pulso, possivelmente produto de saque. Sendo assim foi modificada para que não ficasse feio para os soviéticos.

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO12 - Protegendo a cria
Uma mãe cruza o rio com os filhos durante a guerra do Vietnã em 1965 fugindo da chuva de bombas americanas.





13 - Campo de Batalha da Guerra Civil Americana
A Guerra Civil dos Estados Unidos da América ocorreu entre 1861 e 1865 e colocou em lados opostos o sul e o norte daquele país. A imagem, feita por Timothy H. O'Sullivan em 1863, mostra corpos de soldados mortos na sangrenta Batalha de Gettysburg, que foi o combate com o maior número de vítimas na Guerra Civil americana, levando o Exército Confederado à segunda invasão do Norte. Nessa época, as imagens de guerra ainda não eram comuns, o que chocou os americanos que puderam ver o terror das mortes no campo de batalha.


14 - O avião 14 Bis levantando voo
No começo do século 20, o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont concluiu a construção de seu avião 14 Bis e com ele alçou voo, fazendo deste o primeiro objeto mais pesado que o ar a voar sem a ajuda de impulsos externos. Santos Dumont ergueu seu avião pela primeira vez em 23 de outubro de 1906, nos campos de Bagatelle, em Paris, fazendo com que o imenso público que ali estava ficasse boquiaberto. O episódio foi amplamente divulgado, com grande admiração em todo o mundo. As fotografias tiradas no dia serviram de registro para que todos os jornais noticiassem o feito.

15 - Erguendo a Bandeira em Iwo Jima
No último ano da Segunda Guerra Mundial, foi travada a Batalha de Iwo Jima entre os Estados Unidos e o Japão. A intenção americana ao invadir a ilha era obter a localização estratégica para o reabastecimento das tropas norte-americanas no avanço até o Japão. Após a vitória, os EUA passaram a controlar o local. A imagem do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos hasteando a bandeira no Monte Suribachi é certamente a mais famosa dessa batalha. Feita pelo famoso fotógrafo Joe Rosenthal em 23 de fevereiro de 1945, a foto foi a primeira a ganhar um prêmio Pulitzer, sendo rapidamente adotada pela cultura popular

16 - Os Beatles na Abbey Road
Os Beatles se juntaram nos estúdios da Abbey Road, em Londres, na quente manhã de 8 de agosto de 1969 para uma de suas mais famosas sessões fotográficas. O fotógrafo Iain Macmillan clicou a famosa imagem que estampa a capa do último disco gravado pela banda, Abbey Road. Macmillan era amigo de John Lennon e Yoko Ono. Os Beatles atravessaram a rua algumas enquanto eram fotografados. Pouco tempo depois da sessão, McCartney olhou os negativos e escolheu a quinta imagem para a capa do disco. Em maio de 2012, uma das imagens foi leiloada em Londres por mais de R$ 50 mil.



17 - O desastre do Hindenburg
O desastre do Hindenburg ocorreu em 6 de maio de 1937, quando o gigantesco dirigível alemão pegou fogo e foi destruído durante uma tentativa de pouso na base naval de Lakehurst (Lakehurst Naval Air Station), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. No momento do incêndio, o Hindenburg contava com 97 ocupantes a bordo, vindos da Alemanha, dos quais 35 morreram. O desastre foi assunto de uma espetacular cobertura jornalística. O fotógrafo Sam Shere clicou uma das mais icônicas imagens do incêndio. O incidente abalou a confiança do público nos gigantescos dirigíveis e marcou o fim da era dessas aeronaves.

18 - O monstro do Lago Ness
As histórias sobre o monstro do Lago Ness têm sido contadas desde aproximadamente 565 d.C. Os defensores de sua existência acreditavam que a criatura venha de uma linhagem de Plesiossauros, enquanto a comunidade científica considerava o monstro como um mito moderno. O interesse pela suposta criatura terminou em 1994, quando Christian Spurling admitiu que a imagem mais difundida dela havia sido forjada por seu pai, Marmaduke Wetherell, em 1934. Pai e filho ainda convenceram o médico da vila a alegar a autenticidade da imagem.

19 - Explosão da bomba atômica nas Ilhas Marshall
Em 25 de julho de 1946, a primeira detonação de uma bomba atômica embaixo d’água liberou uma nuvem de vapor com quilômetros de altura, coroada por jatos de água. Em sua base, uma onda de choque, visível como um anel esbranquiçado, engoliu uma frota de navios de guerra não tripulados. Esse evento foi parte da Operação Crossroads, uma série de testes nucleares realizados pelos militares dos Estados Unidos nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico. Essa explosão ocorreu quase um ano após as bombas atômicas destruírem as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

20 - Nascer da Terra
Na noite de Natal de 1968, nenhum dos astronautas a bordo da Apollo 8 estava preparado para o momento em que veriam seu planeta surgir atrás no horizonte lunar. O Nascer da Terra é o nome dado à imagem da NASA tirada pelo astronauta William Anders durante a primeira viagem tripulada a orbitar a Lua. Ela se tornou uma das imagens espaciais mais reproduzidas. Na edição da revista Life sobre "As 100 Fotografias que Mudaram o Mundo", o fotógrafo da natureza Galen Rowell credita a imagem como "a fotografia ambiental mais influente já tirada".

21 - Einstein mostrando a língua
Em 14 de março de 1951, data de seu aniversário de 72 anos, o fotógrafo Arthur Sasse tentava convencer o professor Albert Einstein a sorrir para uma foto. Após ter sorrido para inúmeras imagens naquele mesmo dia, o cientista preferiu mostrar a língua para o fotógrafo. O resultado é uma das imagens mais conhecidas de Einstein. O cientista aprovou a foto e pediu nove cópias dela. Após autografar uma das imagens, ele a presenteou a um repórter. Em 19 de junho de 2009, a imagem assinada foi leiloada por mais de US$ 70 mil.

22 - Almoço no topo de um arranha-céu
Almoço no topo de um arranha-céu é uma famosa fotografia em preto e branco tirada durante a construção de um edifício na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A imagem mostra oito homens sentados a 256 metros de altura e sem nenhuma proteção, fato que foi ligado à Grande Depressão, quando as pessoas estavam dispostas a aceitar qualquer trabalho, mesmo que tivessem que abrir mão da própria segurança. A partir de 2003, a fotografia passou a ser creditada a Charles C. Ebbets e teria sido feita em 20 de setembro de 1932.

23 - Muhammad Ali contra Sonny Liston
Esta fotografia foi tirada em 25 de maio de 1965, após a luta de Muhammad Ali e Sonny Liston. Foi a segunda luta entre a lenda do boxe e Liston, em um combate que permanece como um dos mais controversos da história do boxe. Depois do que ficou conhecido como "soco fantasma", Liston caiu no ringue durante o primeiro round. Em vez de se retirar para um canto do ringue, Ali gritava "Levante e lute, otário!". Esse momento foi fotografado por Neil Leifer e se tornou uma das mais icônicas imagens do esporte, escolhida como a capa da edição especial "As Maiores Fotos Esportivas do Século", da revista Sports Illustrated.

24 - O Beijo na Varanda
Quebrando a tradição, o Príncipe Charles e Lady Diana se beijaram no terraço do Palácio de Buckingham em frente a uma multidão de fãs e uma audiência televisiva mundial de 750 milhões de pessoas. Charles pediu aprovação da rainha antes de romper com o protocolo real e beijar a noiva, para o deleite da multidão eufórica que havia pedido pela cena. O beijo na varanda do Palácio de Buckingham começou uma tradição que foi seguida pelo filho mais velho do casal, William, quando ele se casou com Catherine Middleton em 2011.



25 - Momento do impacto
Às 9 horas da manhã do dia 11 de setembro de 2001, o voo 175 da United Airlines colidiu contra a torre sul do World Trade Center. Quatro aeronaves foram sequestradas como parte de um ataque terrorista, matando mais de 3.000 pessoas. A fotografia de Spencer Platt mostra o voo 175 atingindo a torre sul do World Trade Center entre fumaça e chamas. A fotografia foi considerada pela National Geographic uma das 25 mais importantes imagens dos ataques de 11 de setembro. Em Nova York, a colisão dos aviões sequestrados pela Al Qaeda, seguido pela queda das Torres Gêmeas, matou cerca de 2.800 pessoas.

26 - Jovem segurando uma flor
Uma fotografia tirada por Marc Riboud em 21 de outubro de 1967 está entre as mais celebradas imagens contra a violência. Símbolo do Movimento Flower Power. Feita na capital dos Estados Unidos, onde milhares de ativistas se reuniam em frente ao Pentágono para protestar contra o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, a imagem mostra uma jovem, Jan Rose Kasmir, com uma flor nas mãos e um olhar gentil, em pé frente a vários soldados armados que formavam uma barreira contra os protestantes. Jan permaneceu anônima até que jornalistas conduziram uma investigação para descobrir a identidade da protagonista da imagem.

FOTOGRAFIAS QUE MUDARAM O MUNDO27 - Espreitando a morte
Em 1994, o fotógrafo Sudanês Kevin Carter ganhou o prêmio Pulitzer de fotojornalismo com uma fotografia tomada na região de Ayod (uma pequena aldeia em Suam), que percorreu o mundo inteiro. A figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome, e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, a figura negra expectante de um abutre se encontra espreitando e esperando o momento preciso da morte da garota. Quatro meses depois, abrumado pela culpa e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se.

MENÇÃO HONROSA:
Preta Gil peladaPreta Gil pelada
Foto divulgada em meados de 2005, causa até hoje pesadelos, quase 10 anos depois, pânico e terror na população masculina. Uia!





Nenhum comentário:

Postar um comentário