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quarta-feira, 19 de março de 2014

4 Dicas Estratégicas Para o Seu Primeiro dia de Trabalho


Um novo emprego significa novas aventuras, novas possibilidades e novos meios de trabalho. No entanto, a realidade é geralmente muito menos glamourosa. Quando vamos ao terreno e observamos os novos contratados, podemos verificar como alguns demonstraram instantaneamente a sua capacidade, enquanto outros tropeçam facilmente nos seus próprios atadores. Até mesmo profissionais experientes às vezes são vítimas de erros amadores, por isso eu trouxe quatro dicas que irão ajuda-lo a lidar com seus primeiros 30 dias no trabalho da melhor forma possível.

1. Crie laços

Como novo integrante da equipa, é normal que você espere que um colega ou o seu superior o apresente aos demais colegas. No entanto, eles podem simplesmente não lembrar de fazê-lo! Isso não significa que você esteja livre de apresentações; nunca deixe passar uma oportunidade de se apresentar. No caminho incerto do networking, você nunca sabe quem vai recomendá-lo para aquele projecto que o levará ao sucesso.

2. Mostre entusiasmo no trabalho

Imagine uma situação em que você é admitido para um certo cargo na empresa e na segunda semana você já está interessado em candidatar-se para outro cargo na mesma empresa. Embora em alguns casos possa ser tentador candidatar-se a um cargo melhor do que o actual, a maioria das empresas esperam que você permaneça na sua posição por pelo menos três a seis meses antes de sequer considerarem a ideia de uma transferência interna. Além disso manifestar interesse por outras oportunidades pode levar as pessoas a questionarem a sua lealdade e entusiasmo.

3. Saiba perguntar, mas também seja autónomo

Pelo facto de você ser novo no ambiente, há muitas coisas que você não conhece. Isso varia desde não entender como usar o sistema telefónico até à dúvidas sobre as prioridades estratégicas da organização. Certifique-se de estar a fazer as perguntas certas, ou então você pode parecer o mosquito do escritório.

4. Aprenda a ser um bom profissional

Alguns ambientes de trabalho são abotoados, enquanto outros são muito mais relaxados. Em ambos há um tipo de pessoa que sempre prevalece, o bom profissional.
Um bom profissional sempre busca respeitar os princípios de profissionalismo no trabalho: disponibilidade, responsabilidade no trabalho, e muito respeito com os seus colegas. No entanto, ele também sabe como ser autêntico enquanto ser humano. Os profissionais bem sucedidos, muitas vezes acabam trabalhando longas horas, e todos sabemos que não é divertido falar apenas sobre o trabalho. Você deve selectivamente partilhar uma pouco sobre a sua vida com os seus colegas, isso ajudará a tornar o ambiente de trabalho mais descontraído.
É claro que este última dica possui muitas excepções. Há alguns ambientes onde não é possível ser casual, conversar com colegas e trocar experiências que não sejam profissionais, mas sempre que houver oportunidade, não deixe passar – a menos que você não queira, claro.

Autor: Matope José


 


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