4 Dicas Estratégicas Para o Seu Primeiro dia de Trabalho
Um novo emprego significa novas
aventuras, novas possibilidades e novos meios de trabalho. No entanto, a
realidade é geralmente muito menos glamourosa. Quando vamos ao terreno e
observamos os novos contratados, podemos verificar como alguns
demonstraram instantaneamente a sua capacidade, enquanto outros tropeçam
facilmente nos seus próprios atadores. Até mesmo profissionais
experientes às vezes são vítimas de erros amadores, por isso eu trouxe
quatro dicas que irão ajuda-lo a lidar com seus primeiros 30 dias no
trabalho da melhor forma possível.
1. Crie laços
Como novo integrante da equipa, é normal
que você espere que um colega ou o seu superior o apresente aos demais
colegas. No entanto, eles podem simplesmente não lembrar de fazê-lo!
Isso não significa que você esteja livre de apresentações; nunca deixe
passar uma oportunidade de se apresentar. No caminho incerto do networking, você nunca sabe quem vai recomendá-lo para aquele projecto que o levará ao sucesso.
2. Mostre entusiasmo no trabalho
Imagine uma situação em que você é
admitido para um certo cargo na empresa e na segunda semana você já está
interessado em candidatar-se para outro cargo na mesma empresa. Embora
em alguns casos possa ser tentador candidatar-se a um cargo melhor do
que o actual, a maioria das empresas esperam que você permaneça na sua
posição por pelo menos três a seis meses antes de sequer considerarem a
ideia de uma transferência interna. Além disso manifestar interesse por
outras oportunidades pode levar as pessoas a questionarem a sua lealdade
e entusiasmo.
3. Saiba perguntar, mas também seja autónomo
Pelo facto de você ser novo no ambiente,
há muitas coisas que você não conhece. Isso varia desde não entender
como usar o sistema telefónico até à dúvidas sobre as prioridades
estratégicas da organização. Certifique-se de estar a fazer as perguntas
certas, ou então você pode parecer o mosquito do escritório.
4. Aprenda a ser um bom profissional
Alguns ambientes de trabalho são
abotoados, enquanto outros são muito mais relaxados. Em ambos há um tipo
de pessoa que sempre prevalece, o bom profissional.
Um bom profissional sempre busca
respeitar os princípios de profissionalismo no trabalho:
disponibilidade, responsabilidade no trabalho, e muito respeito com os
seus colegas. No entanto, ele também sabe como ser autêntico enquanto
ser humano. Os profissionais bem sucedidos, muitas vezes acabam
trabalhando longas horas, e todos sabemos que não é divertido falar
apenas sobre o trabalho. Você deve selectivamente partilhar uma pouco
sobre a sua vida com os seus colegas, isso ajudará a tornar o ambiente
de trabalho mais descontraído.
É claro que este última dica possui
muitas excepções. Há alguns ambientes onde não é possível ser casual,
conversar com colegas e trocar experiências que não sejam profissionais,
mas sempre que houver oportunidade, não deixe passar – a menos que você
não queira, claro.
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